‘Trem da Terra’ deve começar rota turística em breve

As locomotivas do projeto "Trem da Terra" farão uma rota turística por oito cidades, pela ordem: Cataguases, Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba, Chiador, Sapucaia (RJ) e Três Rios (RJ).

273
Tarcísio e Paulo Henrique com coletes, ao centro funcionários da Vale. Foto Site Polis, Recreio, MG

Projeto Trem da Terra vai viajar por Recreio, Leopoldina, Cataguases e mais cinco cidades.

As duas locomotivas, doadas pelo DNIT, estão em Lavras e este mês passaram por uma inspeção mecânica de técnicos e supervisores da empresa Vale, controladora da Ferrovia Centro Atlântica, a vistoria contou também com a participação do mecânico do Trem da Terra, Tarcísio Tiradentes, que reside em Recreio há mais de 10 anos, e do idealizador do projeto e presidente da ONG Amigos do Trem, Paulo Henrique do Nascimento.

“Para trazer as máquinas para a oficina de Recreio a ONG conta com dois guindastes rodoferroviários e três carretas, duas para as locomotivas e outra para o truque. Essa semana o Paulo Henrique está acertando os detalhes para a implantação do projeto”, disse Tarcísio.

O trem turístico ligará as cidades de Cataguases, Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba, Chiador, Sapucaia (RJ) e Três Rios (RJ), com parceria do Ministério dos Transportes, DNIT, Inventariança da RFFSA, Governo de Minas, ONG Amigos do Trem e o apoio do Movimento Além nos Trilhos e das prefeituras das cidades do trajeto.

As manutenções e reparos das locomotivas e dos vagões serão realizados na oficina de Recreio (MG).

 

Comentários