José Emílio, mineiro de Miraí, é nomeado chefe de gabinete em BH

Nascido em Miraí, José Emílio é conhecido em centenas de cidades mineiras pela sua relação como assessor de grandes políticos mineiros, entre eles: Aécio Neves e Antonio Anastasia.

1643

José Emílio acaba de ser nomeado, pelo prefeito Márcio Lacerda, o novo Chefe de Gabinete da Secretaria de Governo da Prefeitura de Belo Horizonte. José Emílio tem um histórico de trabalho junto ao Governo de Minas, foi assessor político do Governador Antonio Anastasia e trabalhou também na equipe do então governador Aécio Neves.

Mineiro de Miraí ele recebeu títulos de cidadão honorário de cidades mineiras em que atuou quando trabalhou no Governo de Minas, dentre elas: Juiz de Fora e a própria BH. O título de Cidadania Honorária de Belo Horizonte foi concedido a José Emílio em Junho de 2009. Alguns anos se passaram e o destino agora convoca o Miraiense para assessorar e ocupar um dos cargos de maior responsabilidade, na maior cidade de Minas Gerais. Um desafio a mais para a brilhante carreira que o “Zé Emílio” vem traçando ao longo do tempo, com respeito aos adversários e trânsito livre em todas as esferas governamentais, cidades e partidos. Uma presença sempre discreta e de postura rara no mundo da política.

De amizade fácil e boa comunicação, José Emílio faz amigos por onde passa. Exemplo de político para todo o País.

José Emílio Afonso Silva nasceu em Mirai, município localizado na Zona da Mata de Minas Gerais e terra do cantor e compositor Ataulfo Alves. Costuma-se dizer que o “pequenino Miraí”, como Ataulfo cantou em música, é uma verdadeira “faculdade” para quem quer seguir carreira política. Isso porque as disputas são acirradas e as relações cheias de artifícios e estratégias meio que intuitivas, mas de boa eficácia.

José Emílio mudou-se para a Capital Mineira em 1977 trabalhando como propagandista do laboratório Merck. Tem duas filhas – Priscila e Maria Lúcia. Formou-se em Comunicação pelo Centro Universitário UNA de Belo Horizonte – com ênfase em Relações Públicas. Fez especialização em Marketing e Propaganda; e em Vendas pela Associação Brasileira das Indústrias Farmacêuticas (ABIFARMA).

Seu envolvimento com a política começou na década de 80 na luta pelas eleições livres e diretas. Era o começo de uma grande e vitoriosa caminhada em busca da democracia. A partir daí, conheceu o atual Secretário de Governo, Danilo de Castro – na época, deputado federal, e foi trabalhar como Assessor Parlamentar dele.
Desde então, realizou várias atividades nesta área – como campanhas eleitorais, trabalhos de comunicação e parlamentar em diversas instituições públicas e partidárias. Trabalhou na assessoria do então Governador Aécio Neves e depois tornou-se assessor político do vice-governador, Antonio Anastasia.

Comentários