Guidoval: Igreja Matriz de Santana. Beleza e imponência

1567

Igreja Matriz de Santana é um dos cartões postais de Guidoval.

A Igreja Matriz de Santana, localizada em Guidoval, tem uma história interessante. A primeira paróquia tinha sua frente virada para o outro lado e quando foi reformada, sua torre original foi mantida e a nova Igreja construída com a frente para a Praça Santana. Por isso a torre acabou ficando nos fundos da edificação. Com arquitetura bem mesclada entre os estilos neoclássico, gótico e romano, a Igreja de Santana é considerada uma das maiores da região.

Um cenário maravilhoso para quem passa em Guidoval e vê a Igreja de Santana bem no alto, com seus 19 degraus de piso claro.

O nome da matriz vem da padroeira de GuidovalSenhora Santana, Santa Ana ou Sant’Ana. Santa’Ana é a mãe de Maria de Nazaré (Nossa Senhora) e conhecida por realizar milagres em momentos de angústia e aflição. No Brasil, os empregados que trabalham na produção de cédulas, moedas e outros produtos fabricados na Casa da Moeda do Brasil têm em Sant’Anna sua padroeira. A devoção a Sant’Ana obedece a uma tradição vinda de Portugal, onde os moedeiros de Lisboa administravam a Confraria de Sant’Ana da Sé.

Mais sobre Sant’Ana na Wikipédia