Brasil Crise Moral: tem que chegar o fim

70
Brasil Crise Moral
Foto: Sylvio Sirangelo

Brasil Crise Moral: Está chegando o fim de centenas de carreiras políticas. Podem acreditar! O País está mudando.

Brasil Crise Moral: Parece que o noticiário não vai terminar nunca. A cada dia um nome novo, um novo escândalo. As turbulências econômicas e políticas não acabarão da noite para o dia, isso é verdade. Mas, mesmo que essa “transição” dure alguns anos, tenha a certeza de que o Brasil será renovado, principalmente na esfera política.

Não estou falando de partidos. A mudança vai acontecer com a renovação dos políticos e agentes públicos, que estão descobrindo, ainda com muito atraso, que não há mais lugar para gente que deseja enriquecer com o dinheiro que é do povo. Nem através de fraudes e desvios promovidos nas inúmeras políticas públicas e programas vigentes.

Seja no âmbito federal, estadual ou municipal, a sociedade não aceita mais a improbidade administrativa. Não aceita armação nem favorecimentos pessoais. É incrível a gente ver políticos desesperados tentando criar Leis para protegê-los das garras do Judiciário, que tem atuado com muita firmeza para devolver à população o direito de viver num País onde pelo menos o básico seja oferecido em áreas como: saúde, educação e segurança.

Falta dinheiro para financiar a saúde, falta dinheiro para financiar a educação, a segurança e até mesmo a casa própria. E quando o Ministério Público, Polícia Federal e a extinta CGU deflagram operações para prender políticos, na verdade eles estão defendendo esse nosso dinheiro público, roubado e desviado. Dinheiro que poderia estar proporcionando aos brasileiros algum tipo de direito constitucional, como o direito à saúde.

O fim do financiamento de campanha por empresas é uma das conquistas oriundas da Operação Lava Jato, comandada pelo Juiz Sérgio Moro. O projeto das 10 Medidas Contra a Corrupção também segue no Congresso recebendo emendas. É esperar para ver, ou agir para mudar.

Muita água ainda vai rolar embaixo dessa ponte chamada Brasil. Mas vamos conjugar o verbo “acreditar” para que a gestão pública volte a ter ética, moral e boa conduta. Tem muita gente boa chegando para administrar as cidades, muita gente ruim também. Mas vamos seguir em frente e de olhos bem abertos.

A Operação Lava Jato começou no dia 17 de março de 2014. Naquele dia, ninguém imaginava que ela teria tantos desdobramentos, chegando hoje a 33 fases de operações de busca, apreensão e prisão. Foram 572 mandados de busca e apreensão, 153 de condução coercitiva, 75 prisões preventivas, 70 prisões temporárias.

Siga os links:

Informações oficiais Polícia Federal     Fases da Lava Jato    Números da Lava Jato

Entre as apreensões, 306 computadores, 655 HDs, 686 pendrives e 474 smartphones. Dá pra imaginar quanta informação tem dentro deles.

 

A Força Tarefa tem mais de uma centena de autoridades trabalhando na maior operação de combate à corrupção, talvez do Mundo. Polícia Federal, Procuradores do MP, Procuradoria Geral da República e STJ. Nas 33 fases da Operação a Polícia Federal contabiliza o uso de 3030 agentes.

Comentários

  1. A população tem aplaudido a atuação do Judiciário, da Polícia Federal e do Ministério Público. É a população que dá base aos políticos. O povo brasileiro não perdoará aquele político que tentar ou efetivamente retirar prerrogativas e garantias constitucionais dos membros das referidas Instituições.

    1. Na operação lava-jato, eles não são o alvo, porque não ocupavam o cargo da Presidência do Brasil. Talvez estejam sendo investigados em outra sigilosa operação de nome muito criativo. O Moro é Juiz somente dessa operação lava-jato.

    2. Pois é!! A questão é que muitos tucanos, principalmente o Aécio, foram delatados diversas vezes na LavaJato!! Em momento algum o Moro indiciou esse cidadão!! A pergunta que se faz é essa: Por que só o PT??